Potencial de crescimento da indústria metalmecânica e eletroeletrônica do Nordeste

24 out 2013

Uma crescente demanda por máquinas, ferramentas e equipamentos industriais vem sendo registrada no Nordeste. Esse aquecimento no mercado se deve à expansão da economia dos estados da região em virtude da implantação de grande projetos estruturadores. Muitos desses projetos, já implantados ou em fase de instalação, são empreendimentos que exercem impacto direto sobre a cadeia da indústria metalmecânica e eletroeletrônica.

Em Pernambuco, por exemplo, são dois estaleiros, siderúrgica, polo de produção de equipamentos para geração de energia eólica, refinaria de petróleo e montadora de automóveis da Fiat, a qual também terá rebatimentos positivos sobre a o setor industrial da Paraíba. A indústria paraibana também vem recebendo investimentos que refletirão diretamente no segmento eletrometalmecânico. O principal deles é a Indústria Brasileira de Veículos Automotores (Ibrava), montadora de ônibus e microônibus do Rio Grande do Sul.

No Ceará também aponta para um futuro muito promissor desse setor industrial. Lá encontra-se em fase de implantação a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) é a refinaria Premium II da Petrobrás. Na Bahia, a indústria eletrometalmecânica está sendo beneficiada com a consolidação do parque de equipamentos para geração de energia eólica, que receberá mais três fábricas que se somarão às três já existentes. Além disso, o estado está recebendo investimentos na implantação do Estaleiro Enseada Paraguaçu e da montadora JAC Motors. Já em Alagoas, será implantado o Estaleiro Eisa, na cidade de Coruripe. Segundo os representantes do Grupo Sinergy, responsável pelo projeto, será o maior estaleiro do Brasil, com uma área de 250 hectares.

Esses e outros empreendimentos tem estimulado as indústrias eletro-metal-mecânica do Nordeste a investir cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris como forma de se capacitar a participar desse surto desenvolvimentista. Nesse cenário, a Feira Mecânica Nordeste – Fimmepe, que está sendo realizada no Recife até a próxima sexta-feira, se apresenta como instrumento de apoio às estratégias das indústrias que planejam se preparar para integrar as novas cadeias produtivas que estão sendo criadas na Região.

Por meio da Feira, que é realizada pelo Sindicato da Indústria Metalúrguca, Mecânica e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe) em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, as grandes, médias e pequenas empresas do setor eletro-metal-mecânico têm acesso, em um só lugar, às novas tecnologias em máquinas, ferramentas, equipamentos e componentes eletro-eletrônico apresentados pelos principais fabricantes de bens de capital do Brasil e do Exterior. Por outro lado, as indústrias produtoras têm na Fimmepe oportunidade de acesso ao mercado regional que se encontra em franca expansão.

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado

A Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com escritório nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Recife, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de mais de 270 funcionários e realiza atualmente 60 feiras de negócios no Brasil de 34 diferentes segmentos da indústria.

Em seu portfólio eventos consagrados no setor de máquinas e equipamentos, como a MECÂNICA, FEIMAFE e FENASUCRO. Já no portfólio regional da promotora constam nove eventos, em diversos setores da indústria, que vão do automotivo ao setor de móveis e decoração. Atualmente Forind, Sucronor, Nordeste Motorshow, Equipotel NE, Movexpo, Feicon NE, Fimmepe, Movimat NORDESTE, Transporte & Logística. O calendário de feiras do primeiro semestre de 2013 indicou movimento de negócios estimados em R$ 2 bilhões com mais de 80.000 visitantes que vieram à Pernambuco por conta dos eventos.

19ª Fimmepe Mecânica Nordeste
Data: 22 a 25 de outubro de 2013,